Leia o texto aqui.
Não por acaso, a primeira mensagem de Jesus foi: Arrependei-vos! A mesma que João Batista pregava antes dele e que está presente em toda a Bíblia.
O arrependimento é o primeiro passo para uma vida com Deus, e pode ser dado a qualquer momento, mas Jesus alertava: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Sempre é melhor quando tomamos uma decisão com antecedência, antes que alguma coisa aconteça e mude toda a situação.
Deus nos dá oportunidades todos os dias, tanto para fazermos o bem a pessoas que talvez amanhã não encontremos mais, como para mudarmos coisas em nossas vidas que precisam ser mudadas hoje e não semana que vem.
Você vai deixar para amanhã o que pode fazer hoje?
Mateus 4:12-17 - Jesus Começa a Pregar
Marcadores: Arrependimento , Urgência
Mateus 4:1-11 - A Tentação
Leia o texto aqui.
Não sabemos porque Deus preparou este encontro entre Jesus e Satanás, ainda mais com o conhecimento que o Diabo o tentaria, mas podemos ver o comportamento de Jesus:
1. Não houve questionamento. A Bíblia diz que Jesus foi levado pelo Espírito. Ele foi sem ficar fazendo perguntas do tipo: Para onde estamos indo? O que vou fazer lá? Onde eu vou dormir?
2. Jesus passou 40 dias se preparando, em jejum e, subentende-se, em oração;
3. Nas três tentações ele respondeu à Satanás com a palavra de Deus.
Jesus não venceu as tentações por ser Deus aqui na terra, mas por ser um homem totalmente conectado com o céu.
O que é mais difícil para você: vencer as tentações ou conhecer a palavra tão bem a ponto de ter resposta para tudo? Jejuar 40 dias ou obedecer a Deus incondicionalmente?
Mateus 3:13-17 - O Batismo de Jesus
Leia o texto aqui.
Esta é a primeira aparição pública de Jesus narrada por Mateus e podemos chamá-la de marco 0 do seu ministério.
Jesus vem a João para ser batizado, como as outras pessoas, embora não precisasse confessar seus pecados e nem se arrepender de alguma coisa, demonstrando duas características que você poderá observar por toda a sua vida:
1. O exemplo. Jesus mais de uma vez fez coisas que não precisava apenas para que pudesse ensinar não só com palavras, mas com sua vida.
2. A humildade. Ao se submeter ao batismo de João, Jesus não reinvidicou sua posição superior como filho de Deus, mas fez questão de cumprir as ordenanças como qualquer pessoa comum, no que foi reconhecido imediatamente por Deus.
Será que isso só é possível para pessoas especiais? Experimente agir assim, ainda que algumas vezes, e verá resultados maravilhosos.
Marcadores: Batismo , Espírito Santo , João Batista
Mateus 3:1-12 - João Batista
Leia o texto aqui.
João era, no mínimo, uma pessoa diferente. Sua roupas e seus hábitos não eram muitos normais, mas as pessoas vinham de longe para confessarem seus pecados e serem batizadas por ele.
Sua mensagem era muito simples, mas causava um impacto enorme, a ponto de chamar a atenção dos líderes religiosos da época.
Arrependei-vos, dizia ele, cuja missão era a de preparar o caminho e endireitar as veredas para que Jesus encontrasse as pessoas com o coração aberto para a sua palavra.
O arrependimento não é apenas o reconhecimento do erro, mas a disposição de não repetí-lo. É sair do caminho errado e pegar a estrada certa, para longe das coisas que não agradam a Deus.
Por isso João faz distinção entre o povo sincero e aqueles religiosos cujo falso arrependimento não produzia fruto nenhum.
Você está interessado em mudar de vida? Arrependa-se!
Está querendo influenciar pessoas positivamente? Arrependa-se!
Marcadores: Arrependimento , João Batista
Mateus 2:18-22 - A Volta do Egito
Leia o texto aqui.
Será que José e Maria recebiam as ordens de Deus e simplesmente obedeciam?
Nestas longas viagens, carregando os poucos bens pra lá e pra cá, muitos questionamentos devem ter surgido. Pense que não haviam estradas asfaltadas, meios de transporte e muito menos empresas de mudança.
As dificuldades eram grandes, mas desde cedo Jesus pode ver seus pais exercitando a dependência de Deus, em qualquer lugar e em qualquer hora.
Como é que funciona o direcionamento de Deus na sua vida? Seu GPS está conectado no satélite correto e com os mapas atualizados?
Marcadores: Dependência , José , Maria
Mateus 2:13-17 - A Fuga para o Egito
Leia o texto aqui.
Para escapar de Herodes e evitar a morte de Jesus, José, Maria e o menino vão para o Egito, assim como o povo judeu no tempo de Moisés.
Note que nem sempre o enfrentamento é a melhor solução, ainda que possamos ter toda a razão do mundo ou sermos completamente inocentes.
Jesus era muito pequeno para entender qualquer coisa e é claro que seus pais estavam com muito medo, mas a ordem do anjo revela a sebedoria divina e não a covardia humana.
Você conseguiria, em uma situação extrema, diferenciar a fuga da preservação da fuga da alienação?
Mateus 2:1-12 - A Visita dos Reis Magos
Leia o texto aqui.
Existem muitas versões sobre quem seriam os Reis Magos, mas podemos ter certeza de algumas coisas, de acordo com o texto:
1. Eles procuravam o Reis dos Judeus (v. 2), ou seja, de alguma forma eles tinham a informação correta sobre o nascimento de Jesus e sabiam que a estrela os levaria até Ele;
2. Eram pessoas importantes, pois chamaram a atenção do Rei Herodes (v. 3), preocupado com a possibilidade de perder seu trono;
3. Eles eram ricos, pois trouxeram presentes caros para oferecer a Jesus;
Você que quer conhecer um pouco mais sobre Jesus, seja rico ou pobre, importante ou não, atente para o fato que eles vieram a Jesus para adorá-lo e oferecer presentes e não para pedir algo.
Jesus merece nossa adoração pelo que Ele é, e não pelo que pode nos dar.
Marcadores: Herodes , Jesus , Reis Magos
Mateus 1:18-25 - O Nascimento de Jesus
Leia o texto aqui.
Pela cultura da época, Maria já estava prometida a José, mas ainda não haviam tido relações sexuais. Você consegue imaginar o conflito interno de José quando Maria fica grávida e lhe conta que foi por intervenção do Espírito Santo?
José tentou se afastar temporariamente, mas entendeu que Deus o havia escolhido para uma missão tão importante quanto a de Maria.
Apesar das dificuldades eles souberam como administrar uma situação singular: Maria seria a primeira e única mãe virgem e José seria o pai "adotivo" de ninguém menos que o Filho de Deus.
Que pais poderiam ser melhores que estes dois para criarem aquele que seria o homem que transformaria a humanidade com sua vida e morte?
Pense um pouco na influência de seus pais no que você é hoje.
Mateus 1:1-17 - A Genealogia de Jesus
Antes de mais nada, leia o texto do título. A versão da Bíblia usada é a Revista e Atualizada da Biblia Online: Leia aqui
Se você achou este texto chato, não vou discordar de você, mas você precisa saber de algumas coisas sobre Jesus que precedem seu nascimento:
1. Haviam várias profecias sobre Jesus que o ligavam à Abraão, patriarca do povo hebreu, e a Davi, principal Rei dos Judeus (v. 1). A descrição da árvore genealógica de Jesus se faz necessária para confirmar o cumprimento destas profecias. (Gn 12:3, II Sm 7:8-13)
2. Os judeus esperavam um salvador político, que os libertaria da opressão romana. Se eles não entendessem que Jesus era o Messias prometido o plano de Deus teria que ser mudado. Como de fato foi...
Como você reagiria a este anúncio (Que o Salvador estava para nascer)? Que importância você dá para a história das pessoas que você conhece?
Marcadores: Genealogia , Jesus