Leia o texto aqui.
O termo vingança do título talvez não seja o melhor para definir este texto, mas como a maioria das versões o adotam, e na falta de palavra melhor, vou deixar assim mesmo.
Jesus começa citando um trecho da Lei, que se encontra em Êxodo 21:24, que trata não de vingança, mas de punição por atos praticados contra a pessoa, intencionalmente ou não. Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.
Esta norma dava ao agredido o direito de agir da mesma forma contra o agressor, mas na exata medida em que havia sido ferido. Era, para a época, uma regra justíssima, conhecida de todos e aplicada sempre que possível, ou seja, fazia parte do dia a dia daquelas pessoas.
Só que Jesus veio revolucionar todas as normas em vigor e o que deixava as pessoas muito intrigadas era que as mudanças eram sempre para "menos" e nunca para "mais".
Neste caso, menos ainda, pois o que era justo que se retribuisse "na mesma moeda", Jesus passa a ensinar que se dê a outra face, a capa, outra milha e qualquer outra coisa que nos peçam. Ele prega o total desapego ao que pensamos ser nosso: nosso corpo, nossos bens, nossos tempo e esforço e nosso dinheiro.
Como podemos viver nos dias de hoje, com toda esta insegurança, literalmente colaborando com os ladrões que nos cercam?
Será que era esta a intenção de Jesus, que vivamos resignados e sempre no prejuízo?
No próximo texto teremos uma visão um pouco maior desta questão, mas enquanto isso, pense no valor que o seu corpo e seus bens tem na sua vida.
Mateus 5:38-42 - Sobre a Vingança
Postado por
Marcos B.
at
16 de abril de 2010
0 comentários:
Postar um comentário