Leia o texto aqui.
O jejum é uma prática religiosa que convida à contrição, à introspecção, seja por uma situação de tristeza ou pela necessidade de se resolver um problema.
Os judeus em geral, fossem mais ou menos religiosos, tinham este hábito, mas os discípulos de Jesus não estavm cumprindo a lei corretamente e foram questionados pelos seguidores de João Batista.
A resposta de Jesus é exemplar: por que jejuar enquanto se comemora o casamento? O momento era de celebração e não de contrição, era de comer e não de deixar de comer. A presença de Jesus trazia tanta alegria que seus seguidores não sentiam necessidade de procurar a Deus reservadamente em jejum e oração, pois o próprio Deus estava com eles.
Os dois outros versículos explicam, como metáfora, que Jesus não veio para reformar os conceitos antigos da Lei, mas sim fazer tudo novo e para isso seria preciso que os corações que recebessem estas palavras também se fizessem novos.
Tentar adequar os princípios de Jesus, de certa forma revolucionários, com a Lei dos judeus seria como colocar remendos novos na roupa velha ou vinho novo no odre velho.
Quando ouvimos algum conceito novo ou uma interpretação nova de um princípio antigo, não podemos ficar tentando encaixar aquilo que é novo em nossos velhos hábitos e tradições antigas. Ou transformamos nossa mente e aceitamos aquela nova palavra como verdade digna de ser praticada e respeitada ou logo a esquecemos.
Jesus veio para nos fazer novas pessoas com conceitos e práticas novas.
O que ainda está te prendendo ao passado e às tradições?
Mateus 9:14-17 - O Jejum dos Discípulos
Postado por
Marcos B.
at
12 de julho de 2010
Marcadores: Discípulos , Jejum , Jesus , Odre , Vinho
0 comentários:
Postar um comentário