Leia o texto aqui.
Mateus neste texto narra o seu próprio chamado e uma situação seguinte, que acontece em sua casa.
Na primeira parte, o chamado se dá em seu lugar de trabalho, que era a coletoria ou recebedoria dos impostos, que os judeus eram obrigados a pagar aos romanos. Ele como um fiscal da receita federal nos dias de hoje, então você pode imaginar que ele não era muito bem visto pela população em geral.
Isto nos remete à segunda cena, em sua casa.
Quando os fariseus se referem aos publicanos e pecadores, os publicanos são os próprios coletores e os pecadores, que algumas versões da Bíblia colocam entre aspas, são as pessoas que conviviam, por amizade ou interesse, com os próprios publicanos e por isso também eram vistos como traidores do povo e do país.
Por isso essa refeição causou tanta controvérsia, pois os líderes religiosos pensavam que se Jesus era realmente o filho de Deus ele não deveria andar com certas companhias.
Jesus esclarece a questão totalmente com um simples argumento: quem precisa de médico são os doentes e quem precisa de arrependimento são os pecadores.
Você pode se identificar com três tipos de pessoa neste texto: com os pecadores, que precisam de arrependimento, com Jesus, que promove a cura, ou com os fariseus, que do lado de fora, só sabem criticar.
Qual é a sua posição nesta história?
Mateus 9:9-13 - O Chamado de Mateus
Postado por
Marcos B.
at
5 de julho de 2010
Marcadores: Jesus , Mateus , Pecadores , Publicanos
0 comentários:
Postar um comentário