Leia o texto aqui.
Se você é daqueles que gosta de entender o que lê, talvez tenha lido o texto mais de uma vez e ainda tenha ficado com dúvidas quanto ao que quer dizer.
Realmente o texto parece um pouco desconexo, com Jesus falando com Deus na primeira parte, com os ouvintes na segunda, seguido de um convite que parece ir além daqueles que estavam presentes.
Como a proposta deste blog é tentar entender como os ouvintes entenderam, nunca usamos referências a outros textos da Bíblia, pois não corresponderia à situação original, dado que aquelas pessoas não tinham como acessar estes dados.
O que gostaria de fazer seria relacionar algumas palavras dentro do próprio texto para compreendermos melhor este ensinamento de Jesus.
Entre as duas primeiras partes temos a repetição de duas palavras: coisas e revelar.
Na primeira parte temos "estas coisas" referindo-se aos dircursos anteriores de Jesus e na segunda "todas as coisas" que Jesus havia recebido do Pai. Talvez "todas as coisas" seja mais do que "estas coisas", mas a segunda palavra, revelar, nos dá a ligação entre as duas partes: Todas as coisas que Deus preferiu revelar aos pequeninos (pessoas comuns) e não aos sábios e cultos, o fez através de Jesus, tanto por sua vida como por seus ensinamentos.
E o descanso?
Jesus diz que para encontrarmos descando precisamos tomar o seu jugo e aprender dele.
O jugo é o mesmo que canga, aquela peça que é colocada sobre dois bois para que eles puxem o arado ou o carro. Significa que Jesus quer que puxemos o arado com Ele, pois assim aprenderemos dEle, que é manso e humilde de coração.
Aprender a ser manso e humilde já seria bastante bom, mas não nos esqueçamos do início do texto. Jesus veio nos revelar "estas coisas" ou "todas as coisas". Isto é o que Ele tem para nos ensinar.
Aquelas pessoas conviviam com Jesus e poderiam tê-lo ouvido várias vezes, mas hoje temos a Bíblia e cremos que o está contido nela é suficiente para nos orientar para uma vida completa com Deus.
Se você se dispuser a caminhar com Jesus, Ele lhe dará descanso e muito mais: um estilo de vida baseado em princípios divinos que nunca falham, saem de moda ou perdem a validade, pois são eternos como Deus que os criou.
Mateus 11:25-30 - Repouso para os Cansados
Postado por
Marcos B.
at
19 de janeiro de 2011
0 comentários:
Postar um comentário