Leia o texto aqui.
Antes de entrarmos no tema deste texto, gostaria de destacar que os discípulos, ou seguidores de Jesus, realmente caminhavam com Ele por onde quer que fosse. Jesus não se limitava a ensinar na sinanoga ou nas casas, mas fazia o que hoje chamamos de imersão. Eles dormiam, comiam, andavam e estavam na companhia de Jesus o dia todo e qualquer situação era uma oportunidade para que o Mestre pudesse ensinar alguma coisa, por mais simples que fosse.
Muitas vezes os Fariseus, que eram os doutores da Lei, também os acompanhavam, como nesta passagem, mas com o objetivo de achar alguma falta em Jesus e não de aprender com Ele.
Desta vez O questionaram sobre o sábado, que para o judeu é o dia do descanso e quando não se pode realizar qualquer trabalho. Os fariseus eram tão apegados à Lei que ainda que fosse para a sobrevivência dos discípulos ou para a cura de um homem, eles condenaram Jesus por desrespeitar o sábado.
Jesus então dá uma nova perspectiva à Lei, pois se coloca como o Senhor do sábado, colocando os interesses do Reino que Ele veio estabelecer aqui acima, não da Lei, mas do cumprimento cego de regras sem a devida interpretação.
O sábado, ou o domingo, deve ser reservado prioritariamente para a comunhão com Deus, mas estando ao lado de Jesus, todos os dias eram como sábados para aqueles discípulos, assim como o homem da mão atrofiada não queria esperar até o dia seguinte para receber a bênção, se ele já estava ao lado de Deus.
Os fariseus não responderam à pergunta de Jesus, mas com certeza eles salvariam sua ovelha se ela caísse em uma cova no sábado, pois estavam sendo hipócritas e mal intencionados, e talvez todos nós faríamos o mesmo, mas o que realmente importa: guardar o sábado ou servir o Senhor do sábado?
Jesus não quer que você o siga pensando o tempo todo se pode isto e não pode aquilo, mas deseja que você transforme cada minuto junto com Ele em uma oportunidade de aprendizado.
Mateus 12:1-14 - O Senhor do Sábado
Postado por
Marcos B.
at
31 de janeiro de 2011
Marcadores: Cura , Discípulos , Fariseus , Jesus , Sábado
0 comentários:
Postar um comentário